Bem-vindo ao meu site sobre Bragança




O concelho de Bragança é atractivo por causa das riquezas das tradições e por causa do artesanato.





Festas


Ao longo do ano, os visitantes podem contar com várias festas animadíssimas, como o Natal, o Carnaval e a Páscoa. Existem duas festas que ainda hoje se mantêm, como a Festa dos Rapazes e a Festa dos Caretos (ou Máscaras).

Artesanato


O artesanato de Bragança ainda hoje existe, e é divulgado por várias freguesias do concelho, evitando assim que esta tradição caia no esquecimento. O turista pode encontrar assim trabalhos de cobre, burel, couro e madeira, assim como trabalhos de tecelagem, cestaria e olaria. As máscaras das festas do Carnaval são fabricadas com madeira, couro, lata e cortiça.

Gastronomia


O visitante que tenha algum gosto pela gastronomia, pode degustar as delícias gastronómicas típicas da região, representadas nos diversos restaurantes locais, destacando-se os enchidos (alheira, salpicão), o presunto, o butelo com cascas, o cozido à transmontana, o folar de Bragança, o cabrito de Montesinho, a posta à Mirandesa, as trutas e a caça (perdiz, coelho, lebre, javali). Para acompanhar estes pratos, são aconselhados bons vinhos da região. Para a sobremesa, recomenda-se os pasteis de ovos conventuais, o pudim de castanhas, as súplicas e os doces de ovos com amêndoa.

História


O concelho de Bragança é um concelho cheio de história e de património, e por isso, cheio de potencialidades. Uma visita mais atenta a esta região irá permitir descobrir as verdadeiras riquezas desta região transmontana.

Paisagens


Esta região é complementada com paisagens fabulosas, destacando-se o Parque Natural de Montesinho, com paisagens e serviços de alojamento, desporto e lazer, ideal para umas férias em perfeito contacto com a natureza.

0 comentários:

Enviar um comentário